Saiba o que define as medidas de segurança do trabalho e qual é a sua importância para os setores industriais. Leia mais!
O uso e implementação correta das medidas contribuem para a produtividade e segurança dos trabalhadores.
Um tópico sempre muito presente entre lideranças e colaboradores de indústrias é a segurança do trabalho. São muitas as definições que podem ser ligadas a esse termo e que podem se considerar, de fato, segurança do trabalho.
Um dos principais fatores relacionado a isso, em um geral, é os equipamentos de proteção individual, os EPIs, que estão presentes em diversas indústrias e são de uso obrigatório. Mas, além dessa famosa norma, há outras coisas que entram dentro desse âmbito. Afinal, o que podemos considerar como segurança do trabalho? Hoje vamos te contar os detalhes.
Como surgiu e o que é segurança do trabalho?
Segurança do trabalho, ou ST, é uma inteligência onde são pensados ações, normas e padronizações que resguardam a integridade da vida do trabalhador e do ambiente de trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a saúde ocupacional é uma forma de promover melhorias nas condições de trabalho e da higiene ambiental.
Ela surge e é de responsabilidade do Ministério de Trabalho, desde 1978. Onde são criadas portarias e leis que corroboram para o seu cumprimento dentro dos espaços industriais e laborais. Visando assim, evitar acidentes e doenças causadas pelas atividades de trabalho. Ela colabora para uma redução de custos, já que se apodera de um espaço de conscientização e prevenção. Bem como, gera maior produtividade.
No Brasil, existem cargos específicos para dar atenção as medidas de ST, e para garantir um espaço saudável e seguro para os colaboradores. E, assim como a OMS define, com todos cientes de suas responsabilidades, é possível criar um bom ambiente de trabalho para todos.
Quais são os objetivos da segurança do trabalho?
O principal objetivo da segurança do trabalho é reduzir o risco de acidentes em ambientes de trabalho e doenças ou sequelas ocupacionais. Consequentemente, assim, protegendo a saúde e integridade dos profissionais.
Logo, podemos dizer que a ST é um conjunto de normas e ações que visam criar um ambiente laboral saudável e sustentável. Nelas, podemos entender o papel do empregador e do empregado para preservar a segurança, bem como, criar um processo de conhecimento entre as partes.
Qual a importância da segurança do trabalho?
Junto a ST, termos as normas regulamentadoras que traçam padrões e recomendações para cada tipo de indústria e setor. Isso é estudado a partir dos riscos e atividades feitas durante a rotina.
Com esses objetivos, ter um conjunto regulamentador de normas ajuda a criar condições adequadas de trabalho, resultando em maior produtividade e segurança. Ou seja, padronizar processos e proteções facilita na criação de um ambiente laboral seguro. Com isso, além de uma maior produtividade, também há uma economia de custos.
Influência da segurança do trabalho na saúde
De acordo com os registros do Ministério do Trabalho, as medidas e programas de ST tem contribuído para a manutenção e preservação da capacidade do trabalhador. Com elas, foi possível notar uma redução nos afastamentos por doenças e acidentes de trabalho.
Logo, podemos concluir que as medidas de segurança do trabalho são benéficas não apenas para ps trabalhadores, mas também, para as empresas e o setor industrial brasileiro.