Entenda como a helanca é um tecido versátil para a confecção de vestimentas de proteção na indústria agropecuária.
O nome helanca pode parecer distante e estranho, no entanto, esse tecido está muito presente em nosso dia-a-dia.
Ele é usado na confecção de diversas peças do nosso vestuário cotidiano, de blusas a calças.
O seu nome popular é lycra e ela pode ser usada em uniformes e vestimentas de proteção.
As vestimentas de halance usadas na indústria apresentam um desempenho excelentes para transpiração, manutenção de calor, e, até mesmo, proteção UV e de escoriações.
São tecidos super versáteis e que podem ser usados como blusas manga longa ou calças de proteção. Nesse texto falaremos dos detalhes desse tecido.
O que é tecido helanca?
O tecido helanca, ou também chamado lycra, é uma fibra composta de poliamida e poliéster, com um desempenho desenvolto superior ao cetim e elastano.
Ele é muito usado em forros de roupas e vestimentas de uniformes.
Pela sua elasticidade, o helanca é considerado um tecido muito versátil e confortável. Ele facilita as movimentações e é adaptável ao corpo, evitando a rigidez.
As características desse tecido são:
- É uma fibra sintética que ajuda na alta retenção de suor, por sua alta performance em momentos de transpiração em dias quentes, e retenção de calor em dias frios;
- É uma fibra artificial muito maleável, com elasticidade e flexibilidade para adaptação de todos os tipos de corpos;
- Tem uma alta durabilidade por ser adaptável ao corpo, além de ser um tecido difícil de amassar.
Quais são as proteções desse tecido?
Os tecidos helancas são excelentes para dar liberdade de movimentações do corpo e uma proteção contra, prováveis, escoriações durante as atividades.
Além disso, é uma excelente barreira de proteção contra raios UV e incidências solares em atividades externas. Em especial nas peças de cima com mangas longas.
Como o helanca pode ser usado na agropecuária
Para os trabalhadores desse setor industrial estão muito expostos a escoriações causadas por materiais cortantes e perfurantes, como arames.
Em adição a isso, há os ricos de queimaduras por exposição ao sol, ataques de insetos e contato com produtos químicos.
Em um geral, os uniformes usados na indústria agropecuária são confeccionados em algodão. No entanto, a helanca é uma opção para esses trabalhadores.
Afinal é um tecido que pode ser usado como barreira de raios UV, além de ser um tecido que ajuda na mobilidade.
O tecido helanca também ajuda a evitar escoriações graves que podem acontecer durante o exercício das atividades de um agropecuarista. E por fim, esse tipo de tecido em uma vestimenta ajuda a reter o calor do corpo em dias invernais. Já no calor, ele ajuda na facilitação da transpiração.
No entanto, é preciso que a vestimenta de proteção seja usada corretamente com todos os EPIs recomendados, como a luva de látex nitrílico e as botas de poliuretano. E se necessário os chapéus com proteção da nuca são recomendados.