Início Termos O que é NR 10?

O que é NR 10?

ITENS

O que significa a NR 10?

A NR 10 é uma Norma Regulamentadora do Brasil, estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece os requisitos e as condições mínimas para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade. Ela é específica para trabalhos que envolvem eletricidade e visa a prevenção de acidentes, como choques elétricos, incêndios e explosões.

Seu objetivo é ajudar na diminuição de acidentes e fatalidades causadas por choques elétricos. Dessa forma, é determinado alguns padrões como o uso devido de EPIs e uniforme NR 10.

A NR 10 estabelece diretrizes relacionadas a diversas áreas, incluindo:

  1. Segurança em Projetos: Define critérios para projetos de instalações elétricas, especificando como elas devem ser concebidas e construídas para garantir a segurança dos trabalhadores.
  2. Segurança em Instalações, Serviços e Obras: Estabelece medidas preventivas durante a construção, montagem, operação, manutenção e desativação de instalações elétricas.
  3. Medidas de Controle: Determina procedimentos e equipamentos de proteção coletiva e individual que devem ser utilizados para evitar acidentes.
  4. Organização do Trabalho: Define responsabilidades, competências e qualificações necessárias para os trabalhadores que atuam com eletricidade.
  5. Treinamento e Capacitação: Estabelece a necessidade de treinamento específico para os trabalhadores que atuam em instalações elétricas.

Protocolos da NR 10

A NR 10 determina alguns protocolos:

  • Medidas de controle: que visam a prevenção de acidentes e controle do trabalho. Elas se dividem em desenergização, aterramento, proteção e funcionalidade;
  • Dispositivos de proteção: com operação por correntes, ele tem a função de manter o local e o trabalhador seguros;
  • Barreira: medidas para prevenir que qualquer pessoa ou animal entrem em contato com uma área energizada;
  • Isolamento: são equipamentos não energizados colocados em partes energizadas para previnir choques;
  • Obstáculas e anteparos: é obrigatório pela NR 10 a disposição de obstáculos que impeçam o contato com riscos de tensão elétrica;
  • Bloqueios: são medidas criadas para evitar e fiscalizar o religamento de redes de energias indevidas.

A NR 10 é de extrema importância para a segurança dos trabalhadores que lidam com eletricidade, e as empresas que não cumprem com as regulamentações podem sofrer penalidades legais. É fundamental que empregadores e trabalhadores estejam cientes dessas normas e as sigam rigorosamente para evitar acidentes graves relacionados à eletricidade.