Uma das profissões mais comuns entre o meio industrial é a de eletricista industrial. Assim como um brigadista, esse profissional está exposto a risco de potenciais arcos elétricos e incêndio repentino.
É importante conhecer os riscos que o eletricista industrial está sujeito e as formas de prevenção dos acidentes com uniformes nr10.
Para te ajudar a conhecer mais, preparamos um pequeno guia sobre a profissão de eletricista industrial e como garantir uma maior segurança na rotina de trabalho.
Continue com a gente!
O que é um eletricista industrial?
Quem decide ser um eletricista industrial é o profissional que irá lidar com todas as questões elétricas que podem surgir em um ambiente industrial.
A sua rotina transita de atividades simples e corriqueiras às mais complexas, no entanto, com um impacto igualitário na saúde da empresa ou fábrica.
Das atividades que podem ser feitas pelo eletricista industrial temos:
- Vistoria de instalações elétricas do local de trabalho;
- Aplicar testes de funcionamento de equipamentos;
- Manutenção elétrica, preventiva ou corretiva, em instalações industriais, como motores, máquinas e equipamentos;
- Estudo da necessidade de troca de peças e componentes, para consertos e para melhorias;
- Execução de instalações projetadas e planejadas, segundo procedimentos técnicos de qualidade e normas legais de saúde, segurança e preservação ambiental;
- Elaboração de propostas comerciais dentro de seu âmbito de atuação.
Riscos das atividades elétricas
Quando falamos de quais são as funções do eletricista industrial são atividades que podem envolver muitos riscos.
E quais são os riscos de um eletricista de indústria?
Os principais riscos que envolve essa função são:
Arcos elétricos
Caracterizado por um fluxo de corrente elétrica por meio de um isolante, por exemplo, o ar.
Geralmente, ele se dá quando há a desconexão ou conexão de dispositivos elétricos, ou também, curto-circuitos.
O calor gerado pelo arco elétrico pode exceder a barreira de tolerância e causar queimaduras de segundo e terceiro grau.
Explosão e incêndio repentino
Os arcos elétricos e gases ou vapores inflamáveis podem causar explosões, já os incêndios de chama repentina podem ser causados por curto-circuito ou presença de substâncias de combustão.
Queimaduras
Devido à exposição a tantos materiais inflamáveis e atividades envolvendo arcos elétricos, as queimaduras são riscos constantes para um eletricista industrial.
A queimadura elétrica causa um dano mais intenso internamente do que externamente, nos pontos de entrada e saída da corrente elétrica.
Sua gravidade é medida pela sua potência e não duração.
Campos eletromagnéticos
Os campos eletromagnéticos são causados pela passagem de corrente elétrica alternada nos meios condutores. Os danos se manifestam na execução de atividades de distribuição e transmissão de energia elétrica. Essas empregam uma energia de alta tensão.
Quedas
Por decorrência de arcos elétricos ou choques, o profissional pode ser vítima de uma queda. Esse é um tipo de acidente que mais assola essa indústria após o acidentes elétricos.
Como o profissional pode se manter seguro no ambiente de trabalho?
Para a proteção do profissional, é preciso que haja EPIs e vestimentas adequadas, dessa forma, é possível prevenir acidentes fatais.
Uniforme para Eletricista Industrial
O mais recomendado é que o profissional faça uso dos uniformes NR10 com tecnologia retardante a chamas.
Esse tipo de uniforme evita que os danos dos arcos elétricos e choques sejam mais graves e permite o resgate mais rápido.
É importante que todas as peças da vestimenta, desde as luvas às botas, sejam tratadas com a tecnologia Fire Retardant.