A NR10, uma das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, é uma diretriz fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores que lidam com eletricidade. Tanto as empresas quanto os trabalhadores têm um papel essencial no cumprimento das regulamentações da NR10.
Hoje iremos tratar dos deveres de ambas as partes, empregadores e trabalhadores, para garantir a segurança nos espaços laborais que lidam com eletricidade e estar adequado às regulamentações da NR10.
Quais são as exigências da NR10?
São muitas as diretrizes que guiam a norma regulamentadora de número 10 (NR 10), todas necessárias para garantir um ambiente seguro para os colaboradores. Algumas dessas exigências são:
- Medidas de controle: um conjunto de ações e testes que contribuem para uma padronização dos locais laborais com atividades envolvendo eletricidade. Isso vai de especificações de EPIs a elaboração de prontuários de instalações elétricas;
- Medidas de proteção coletiva: ações que visam garantir a segurança do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Elas vão de recomendações para sinalização a medidas para amenizar riscos de arcos elétricos;
- Segurança em projetos e construções: seja em construções civis ou projetos, a sinalização deve estar adequada para reduzir ou eliminar riscos a integridade física dos trabalhadores.
Qual o papel do empregador?
Sabemos que o principal objetivo da NR10 é proteger e reduzir os riscos dos trabalhadores expostos à eletricidade. Segundo o Ministério do Trabalho a norma se aplica em todas as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo.
Logo, podemos dizer que é dever do empregador se responsabilizar pelas medidas de controle estabelecidas pela NR10. Se adequando as exigências e condições mínimas descritas pela norma.
Em complemento, é dever da empresa fornecer vestimentas de proteção NR10 de qualidade, além de outros equipamentos de proteção, como luvas, botas e balaclava. Bem como, garantir que eles estão na conformidade, vindos de fornecedores qualificados. Assim como, as substituições em caso de desgaste do uniforme devem ser feitas com prontidão pelo empregador.
Por fim, o empregador deve oferecer e fornecer treinamentos e materiais educativos aos seus trabalhadores, recorrentemente.
Deveres do trabalhador na NR10
A NR10 se estende não somente aos empregadores, mas também aos trabalhadores, que estão expostos a riscos com eletricidade. E essa participação é vital para a manutenção da segurança.
Um dos principais deveres do trabalhador é utilizar os EPIs e vestimentas de proteção fornecidos pela empresa de maneira correta. Isso inclui luvas isolantes, capacetes, balaclava e vestimentas NR10 adequadas. O uso apropriado desses equipamentos é essencial para minimizar o risco de choques elétricos e outros acidentes.
Assim como, o trabalhador precisa seguir rigorosamente os procedimentos de trabalho estabelecidos para cada atividade relacionada à eletricidade. Qualquer irregularidade e anomalia nas instalações elétricas deve ser imediatamente comunicada à supervisão ou equipe responsável. Evitando assim problemas ou incidentes graves.
Os trabalhadores também devem participar de treinamentos específicos para eletricidade, conforme exigido pela NR10. Isso inclui cursos que abordam técnicas de segurança, procedimentos operacionais e primeiros socorros em emergências elétricas. A capacitação é fundamental para entender os riscos associados e como evitá-lo.
Quando ambas as partes, essenciais para a continuidade de atividades de suma importância, estão dentro da conformidade, é mais fácil manter a segurança.