Ter atenção em relação ao tipo de tecido que os uniformes NR 10 serão confeccionados, é imprescindível para a segurança do trabalhador. As tecnologias existentes hoje em dia colaboraram para criação de uma gama de tecidos para sua escolha.
Tipos de tecidos para uniforme NR 10
Para o caso das vestimentas de proteção para eletricistas e brigadistas, o nível de risco varia entre 1 a 4. Isso significa as sobreposições de tecidos com Fire Resistance na confecção da peça. Para definir o nível de proteção que seu uniforme NR 10 deve apresentar, é feito uma inspeção e um laudo de inspeção de desempenho térmico do tecido.
Algumas regras são óbvias quando falamos de vestimentas de proteção contra chamas, que é nenhum dos tecidos deve ser tecido com poliéster. Isso porque esse é um tecido originário do petróleo, um potente condutor de calor.
Uniformes NR 10 100% algodão
O uniforme retardante a chamas confeccionado em fibra natural de algodão 100% é o mais usado na indústria. A fibra de desse tecido passa por um processo de Fire Retardant para se tornar resistente a chamas. Isso acontece antes mesmo de tecer a trama final.
Esse modelo de uniforme é, geralmente, mais acessível. No entanto, é preciso uma manutenção correta para que suas propriedades e qualidade de proteção sejam mantidos. Seu nível de proteção, quando bem cuidado, pode durar diversas lavagens. Confira as dicas do especialista para a limpeza correta:
Uniforme NR 10 88-12
Esse tipo de uniforme NR 10 é uma junção de fibras, sendo 88% algodão e 12% políamida, por isso o nome 88-12.
Assim como a vestimenta de proteção 100% algodão, passa por um rigoroso processo de Fire Retardant.
A políamida é um tecido que traz maior absorção e elasticidade, facilitando a mobilidade do trabalhador.
Os cuidados de limpeza são muito semelhantes ao de algodão, também. É importante que a lavagem seja feita da maneira correta para manter a eficácia do tecido retardante a chama.
Uniforme NR 10 de tecido sintético
O modelo de uniforme NR 10 é feito a partir de tecidos inerentes sintéticos. Ao contrário do que se pensa, as vestimentas de proteção a fogo repentino é tão confortável quanto as que já estão no mercado. Esses uniformes retardante a chamas é feito pensando na mobilidade e conforto no uso da peça.
Esse tecido é feito com aramidas retardante a chamas, trabalhadas antes da tecelagem do trama.
Apesar do investimento ser um pouco maior, o custo benefício é compensado quando comparado ao de algodão, sendo um tipo de uniforme NR 10 super resistente e duradouro.
Cada empresa e setor devem seguir as diretrizes necessárias para suas especificidades. Dessa forma, podem optar pelo melhor material e nível de risco do uniforme.
Tecnologia para vestimentas de proteção retardante a chamas
Para que as vestimentas de proteção retardante a chamas sejam eficientes, antes mesmo das fibras serem tecidas, elas passam por um tratamento químico. Esse tratamento é chamado de Fire Retardant, ou retardante de fogo.
O processo químico é basicamente feito por substâncias que podem retardar a ignição, diminibuir a velocidade do fogo e minimizar a emissão da fumaça.
Os aditivos anti-chamas reduz a inflamabilidade dos polímeros. No Brasil existem mais de 75 retardantes bromados que são usados com essa finalidade.
Para conhecer mais sobre nossos uniformes acesse nosso catálogo online