Início NR 10 Uniformes NR 10 podem ajudar na prevenção de acidentes de trabalho

Uniformes NR 10 podem ajudar na prevenção de acidentes de trabalho

Após uma alta no número de incidentes no ambiente de trabalho, especialistas afirmam que EPIs corretos podem prevenir situações de riscos.

ITENS

A importância do uso correto do EPI

O universo de segurança do trabalho vem enfrentando uma grande montanha-russa. Nos últimos cinco anos foram registrados aumento no número de acidentes de trabalho, com exceção do ano de 2019 que registrou uma mínima queda. Parte desses acidentes poderiam ter sido evitados com o uso correto de EPIs e com os atos preventivos de informações.

Entre os acidentes mais comuns no ambiente de trabalho estão queda, seguidos por choques elétricos. Dentre os acidentes de choque elétrico, 691 deles foram fatais segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2021, da Abracopel. 

Muitos desses acidentes poderiam ser evitados com o uso de vestimentas de proteção retardante de chamas, segundo o especialista Breno Santos, gerente nacional de vendas da Guardian WP.

A empresa é especializada na confecção de vestimentas especiais, principalmente, uniformes NR 10.

Segundo a Norma Regulatória 10, o uso de vestimentas apropriadas para o exercício da profissão de eletricista e brigadistas, ou qualquer outra atividade que tenha risco de fogo repentino, é obrigatório. 

Uniformes NR 10

Os uniformes NR 10 são confeccionados em algodão, num geral, e tem sua fibra tratada com uma tecnologia Fire Retardant, ou em português, retardante de chama. Com o uso dela, a qualquer incidente com arco de eletricidade ou fogo repentino, a tecnologia faz com que a chama se espalhe com menos velocidade e menos intensidade. Logo isso, contribui para que o resgate seja feito de maneira mais segura.

No entanto, Breno reforça a importância que todos os EPIs, desde a balaclava ao velcro da vestimenta, sejam tratados pelo Fire Retardant.

“Quando todas as peças são revestidas pela tecnologia FR, é muito provável que o uniforme tenha maior eficiência”, comenta ele.

O que é destacado pelo especialista como maior problema dentro da indústria é a falta de informação e conscientização. As empresas precisam investir em ações educacionais aos seus colaboradores, além das regulares auditorias de segurança, que também ajudam na seleção do melhor tipo de uniforme para cada empresa.

“Os uniformes NR 10 são para salvar vidas, o investimento precisa ser real pelas empresas”, comenta Bruno. “Não é uma questão financeira e, sim, segurança dos colaboradores”.

Medidas de prevenção

Pensar em treinamentos de segurança dentro das Normas Reguladoras 10 é essencial para garantir que todos os seus colaboradores estão atentos aos processos de prevenção. Nesses treinamentos são tratados normas técnicas oficiais da Norma. As medidas exigidas pela legislação para prevenção são:

  • Proteção individual;
  • Proteção coletiva;
  • Controle e prevenção do risco elétrico e outros adicionais;
  • Segurança em projetos;
  • Segurança na montagem, construção, operação e manutenção.

O que o especialista da Guardian WP reforça é que essa deve ser uma prioridade para qualquer empresa com atividades de fogos repentinos.

A escolha de material do uniforme e modelos devem ser acertadas com um profissional de segurança do trabalho, analisando o nível de riscos. 

Além disso, Breno reforça que esse deve ser um investimento primordial dentre as empresas.

Afinal, as vestimentas de proteção retardante de chamas contribui para prevenção de acidentes graves nas atividades de eletricistas e brigadistas.