A importância dos uniformes retardante a chamas para indústria de óleo e gás.
Conheça quais são as especificações de uniformes para trabalhadores de óleo e gás
Os trabalhadores da indústria de óleo e gás estão sempre rodeados de perigos e riscos, envolvendo principalmente, incêndios repentinos.
Diante do cenário de incertezas das atividades no trabalho, é importante investir em segurança e prevenção.
Além de permanecer em dia com todas as vistorias e equipamentos em bom funcionamento, a proteção individual do colaborador, também precisa ser prioridade. O uniforme recomendado para os trabalhadores dessa indústria é o NR10.
O que é uniforme retardante a chamas?
O uniforme NR10, ou retardante a chamas, é feito com fibra natural ou sintética, que recebe tratamento com a tecnologia Fire Retardant, esses uniformes NR10 contam com camadas de tecidos revestidos com fios de poliamida.
Estes tipos de vestimentas de segurança são feitos, geralmente, com algodão. Isso porque este tipo de fibra evita alergias e irritações, além de trazer praticidade na movimentação. Eles também contam com fechos frontais, também tratados por Fire Retardant.
É importante que todas as partes da vestimenta e EPIs usados sejam tratadas com poliamida e Fire Retardant. Cheque também a proviniência do seu uniforme, conferindo a marca d’água com o símbolo do tratamento FR.
Leia também: Aumento de 6% em acidentes e a importância dos uniformes NR10
Quais são os riscos da indústria de óleo e gás?
Muitos são os riscos presentes na indústria de óleo e gás, que vão desde problemas de coluna a explosões graves, e até, letais. Os principais riscos são:
- Incêndios e explosões: incêndios e explosões acontecem em decorrência de vapores ou líquidos inflamáveis e, também, fontes de ignição, como estática, raios, panes elétricas, atritos e superfície quente. As explosões são o resultado de incêndios descontrolados;
- Materiais voláteis e perigosos: os materiais de óleo e gás são completamente voláteis, com isso, os trabalhadores poderem inspirar monóxido de carbono, sulfeto de hidrogênio, biocidas, inibidores de corrosão e outros. Isso sem contar os demais produtos químicos usado no dia-a-dia. Essa exposição pode causar danos físicos;
- Ambientes claustrofóbicos: a indústria exige que os trabalhadores façam suas atividades em poços, áreas escavadas e tanques. Esses locais podem ceder ou ter inundações, colocando a vida do colaborador em risco;
- Problemas ergométricos: os esforços físicos diários e em condições extremas, envolvendo peso e atividades repetidas podem levar a danos na coluna;
- Exposição solar: muitas atividades precisam ser realizadas em cima de plataformas, deixando a exposição solar super evidente, o que pode resultar em queimaduras;
Uniforme NR10 ideal para a indústria
É preciso usar corretamente a vestimenta NR10 para que sua eficácia e proteção seja completa. Ou seja, é preciso utilizar todos os EPIs necessários para desenvolver o trabalho, pois é apenas com eles que há a proteção térmica necessária.
Para que o trabalhador esteja seguro em seu ambiente de trabalho, é necessário o uso de macacão NR10, com aviamentos NR, também tratados tecnologicamente. Isso porque, caso haja incêndio, não haverá riscos de que o material seja também mais um propagador da combustão.
Além disso, é necessário o uso de capacetes de proteção, e, também, luvas, sapatos de proteção e, se necessário, balaclava com o tratamento FR em todos os tecidos e materiais têxteis da vestimenta.
Para saber mais sobre uniformes nr10 e vestimentas de proteção adequada para o seu trabalho entre em contato ou solicite nosso catálogo online.