Início Agro Quais sãos os EPIs necessários para a atividade agrícola?
Uniforme Agro, Hidrorepelente

Quais sãos os EPIs necessários para a atividade agrícola?

Conheça a importância da segurança no trabalho dentro do setor da agricultura. Saiba quais os EPIs são indispensáveis para a indústria. Confira!

ITENS

A agricultura é uma das principais atividades econômicas do Brasil, somando mais de 18 milhões de trabalhadores rurais. Por isso, a implementação da segurança agrícola é essencial, os EPIs adequados ajudam a manter a segurança do agricultor. E cada tipo de equipamento varia de acordo com o risco e tipo de atividade.

Equipamentos ideais para a segurança agrícola

A gestão de segurança agrícola ajuda a prevenir acidentes de trabalho, e para isso é preciso o uso de EPIs adequado, são eles:

Macacão de segurança

O macacão de segurança adequado para o setor agrícola é confeccionado em tecido mais grosso e impermeável.

Colocado debaixo do avental, o macacão é capaz de proteger o corpo de lesões e contatos com elementos químicos. 

Avental

Essa peça vai por cima do macacão de segurança, e é produzido revestidos com materiais metálicos e, até mesmo, PVC.

A função do avental é a proteção contra substâncias químicas e nocivas.

Botas de segurança

As botas são essenciais para a proteção dos pés do agricultor.

O material ideal para esse calçado deve ser resistente, mas há também as botas feitas em PVC, apesar de não serem tão recomendadas para a função.

Máscara de proteção

Outro EPI indispensável no setor rural é a máscara, que ajudam na proteção respiratória. Afinal, nesse setor muito comum o contato e a respiração involuntária de agrotóxicos, que são extremamente nocivas à saúde. A máscara é essencial para o exercício da atividade rural.

Boné árabe

Essa é uma peça característica dos trabalhadores do campo. O boné árabe é um boné com tecido que cobre as orelhas e ombros, sendo assim, protegendo não apenas a cabeça de queimaduras solares.

Óculos de segurança

Muito comuns no setor de construção civil, e com algumas diferenças específicas para o setor agrícola. Esses óculos protegem os olhos de rejeitos e fragmentos e também dos danos dos agrotóxicos.

Luvas de proteção

Confeccionadas com um material resistente e impermeáveis, elas ajudam a proteger a mãos de contato com agrotóxicos que podem ser nocivos à pele. Além disso, as luvas ajudam a prevenir perfurações ou cortes.

Com os equipamentos de proteção correto, o trabalhador da agricultura pode exercer sua atividade com segurança. 

Uniformes hidrorrepelentes

Os uniformes hidrorrepelentes AGRO WP com CA 44710 e 27686, garantem repelência e resistência à elementos químicos base de água e poeiras principalmente às nocivas ao trabalhado. Conheça mais nossa Linha Agro WP.

O que é a NR 31?

Ao se tratar do setor agrícola a norma regulatória vigente é o NR 31. Essa se refere a Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. 

Dessa forma, a NR 31 estabelece a responsabilidade do empregador de fornecer equipamentos funcionais e adequados ao trabalhador rural, bem como, conscientizar quem faz parte do setor. Dessa forma, o trabalhador entende as diretrizes e consegue ser fiscal de sua proteção.

Isso, porque, apesar de o avanço tecnológico estar presente no campo, os acidentes de trabalho são recorrentes. A falta de fiscalização, colaborou com esse cenário. É por isso, que a norma regulatória 31 é essencial para garantir melhores condições de trabalho, exigindo o mínimo para a segurança do trabalhador rural.